Geriatria

Nesta fase da vida é importante focar sempre na prevenção, pois nem sempre o indivíduo irá manifestar sintomas de doença já que estas podem não ser bem declaradas, além disso, até o idoso aparentemente saudável requer cuidados.

Sendo assim, a fisioterapia visa tanto a prevenção quanto tratamento de doenças e de incapacidades presentes nesta população. Para isto, realiza treinamento de equilíbrio, força muscular com o intuito de melhorar a instabilidade postural, distúrbios da marcha, condicionamento físico, consciência corporal, respiração e, também, recupera ou previne complicações como diabetes, hipertensão arterial, osteoporose, entre outras, com o intuito de dar maior independência ao idoso e manter suas atividades diárias e superar suas limitações. Portanto, o idoso pode recebero seu atendimento fisioterapêutico em seu domicílio.

Algumas das complicações do envelhecimento são: osteoporose, osteoartrose, hipertensão arterial, angina, insuficiência cardíaca, diabetes, incontinência urinária, depressão, doença de Alzheimer, derrame (acidente vascular encefálico), doença de Parkinson, pneumonia, câncer, anemia, desidratação, depressão, ansiedade, ataxia (doenças cerebelares), obesidade, dentre outras. E fisioterapia tem o papel de atuar visando a melhora da qualidade de vida desses pacientes.

A fisioterapia atua também de forma muito importante na prevenção de quedas. A queda é um evento freqüente e limitante, representando um grande problema para as pessoas idosas devido suas consequências. O risco de cair, aumenta significativamente com o avançar da idade, sendo considerado um problema de saúde pública. As intervenções mais eficazes baseiam-se na identificação precoce de quedas, diante disso, a fisioterapia preventiva torna-se uma aliada, pois ajuda os pacientes a superar constantes ameaças ao seu equilíbrio, conscientiza quanto suas limitações, orienta sobre as modificações necessárias em seu domicílio e propõe programas específicos de acordo com a necessidade de cada um, diminuindo a ocorrência de quedas, além de proporcionar ao idoso maior confiança em si mesmo.

 

Clique aqui para agendar uma avaliação

Lido 267 vezes
Avalie este item
(1 Voto)

Últimas noticias

Contato

Av. Oceânica - Ed Praia da Marujá

(Esquina Av. Munir abud) | Praia do Morro | Guarapari ES

Tel: +55 27 3262 8047

Cel: +55 27 99768 8817

Email: contato@posturart.com.br

Sobre a Posturart

A Clínica Posturart em Guarapari possui especialistas clínicos e estão preparados para deixar você melhor e mais rápido. Os atendimentos podem ser individuais ou em grupo.