Dor de cabeça pode ter relação com problemas na coluna cervical

Avaliação do Usuário

Estrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativa
 

Muitas pessoas sofrem com dores de cabeça e não conseguem nem sequer diagnosticar a real causa de suas dores, quanto mais conseguir algum resultado nos diversos tratamentos que geralmente se submetem na tentativa de diminuir esse mal.

 

É fato que existem mais de 300 causas para dor de cabeça, pessoas que sentem dor de cabeça de intensidade forte/moderada diariamente. Essa situação acaba gerando mais estresse para o individuo, se torna um fator irritante cada vez maior em sua vida e suas dores só aumentam. Muitos buscam diversos tipos de tratamentos e não conseguem bons resultados. Poucos procuram um bom fisioterapeuta para auxiliar no tratamento. E porque procurar um fisioterapeuta? Nós fisioterapeutas, dentre outras aptidões, somos capacitados para tratar lesões articulares, musculares e do movimento. 

Acontece que quando o assunto é dor de cabeça, poucos lembram que a coluna cervical distribui raízes nervosas que tem relações direta e indiretas, com a inervação região da cabeça, por isso poucos são os indivíduos que procuram um fisioterapeuta nessas horas. O mais comum é conseguir sanar a dor de cabeça quando esta vem em conjunto com dor no pescoço e/ou dor na região superior do tórax, onde o indivíduo nos procura por essas dores, que estão associadas com a dor de cabeça, mas não pela dor de cabeça em si.

Pois então, existem casos em que a pessoa não sente dores no pescoço e nem sente dor na região superior do tórax, mas sentem dor de cabeça. Esta dor é o que chamamos de dor referida, neste caso, na cabeça. Ou seja, um comprometimento muscular, falta de mobilidade, compressão nervosa, lesão articular, nesta região pode sim referir dor na cabeça. E isso é mais comum do que você possa imaginar.

Com uma boa avaliação, o fisioterapeuta aplica alguns testes e consegue verificar quais regiões tem relação ou  provocam a dor de cabeça já conhecida pelo paciente, se ela é um dos componentes que fazem a dor irradiar para a cabeça, ou eliminar esta causa para o problema, se o paciente não apresentar sintomatologia durante a avaliação.

Então para saber se sua dor de cabeça esta ligada à coluna cervical, é preciso procurar um bom profissional para o diagnóstico confiável e um bom tratamento.

O tratamento se dá com técnicas de mobilização e manipulação passiva das regiões afetadas, exercícios ativos progressivos de mobilidade e fortalecimento muscular. Tudo isso deve ser muito bem conduzido por um profissional responsável.

Dica: se você sente dor de cabeça e não consegue encontrar seu queixo no peito, não consegue virar sua cabeça até a altura de seus ombros, você tem alívio da sua dor de cabeça com relaxantes musculares. Você tem grandes chances de suas dores terem sim, relação com a cervical. Procure um profissional, não espere a situação se agravar.

Daiany Ricieri

Fisioterapeuta e proprietária Posturart.

Últimas noticias

Contato

Av. Oceânica - Ed Praia da Marujá

(Esquina Av. Munir abud) | Praia do Morro | Guarapari ES

Tel: +55 27 3262 8047

Cel: +55 27 99768 8817

Email: contato@posturart.com.br

Sobre a Posturart

A Clínica Posturart em Guarapari possui especialistas clínicos e estão preparados para deixar você melhor e mais rápido. Os atendimentos podem ser individuais ou em grupo.