Melhor Idade

Pilates para terceira idade permite uma maior qualidade de vida, pois é um trabalho aplicado com uma grande margem de segurança e com baixo impacto, além disso, respeita os limites de cada um, oferecendo exercícios suaves e controlados.

Isso faz da técnica uma ótima indicação aos idosos, tanto para atuar preventivamente, quanto no pós-tratamento médico ou fisioterapêutico.

Alívio da dor, maior percepção dos movimentos, fortalecimento muscular, maior equilíbrio e coordenação motora, aumento da flexibilidade, alívio do estresse, controle postural, entre outros, são alguns dos benefícios do Pilates para a terceira idade. Acidentes, especialmente as quedas, são bastante comuns nessa fase da vida, em virtude da redução de importantes capacidades funcionais, dificultando a realização de atividades que outrora eram corriqueiras. Somada a essas complicações naturais da idade, está a ausência de exercícios físicos que além de agravar o quadro contribui para o aparecimento de dores em diversas regiões e cansaço.

Por trabalhar com o aumento do equilíbrio corporal e da resistência, o fortalecimento de músculos e a consciência corporal, a técnica é forte aliada ao melhor desempenho de atividades durante a terceira idade, diminuindo o risco de quedas e suas consequências. Mas a grande vantagem está na melhora da qualidade de vida e da autoestima praticante, uma vez que ele consegue realizar uma série de exercícios físicos que até então não se julgava capaz, pelo avanço da idade.

Avaliação

Antes de dar início à atividade, qualquer futuro aluno deve passar por uma avaliação física aprofundada, realizada feita por um fisioterapeuta de nossa equipe. As informações são coletadas detalhadamente, identificando quaisquer condições, limitações, recomendações médicas ou indicações de diagnósticos pré-existentes. A avaliação garante ao profissional um conhecimento completo sobre as condições particulares de cada aluno e, assim, ele consegue programar uma sequência de exercícios personalizada, direcionada especificamente a necessidade de cada aluno. Esse levantamento inicial deve ser anterior ao início dos exercícios e define os objetivos e as diretrizes de treino, garantindo maior possibilidade de sucesso na atividade.

 

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